Inscrições prorrogadas: projeto de tecnologia para meninas vai até 3 de outubro no Amazonas
02/10/2025
(Foto: Reprodução) O projeto Manaós Tech Girls da Escola Manaós Tech for Kids prorrogou as inscrições para que meninas de sete à 17 anos, oriundas das escolas públicas de todo o Estado do Amazonas, possam se matricular gratuitamente, nos cursos de “Desenvolvimento de Games” e “Introdução à Tecnologia”.
Divulgação
O projeto Manaós Tech Girls prorrogou até 3 de outubro as inscrições para cursos gratuitos de tecnologia voltados a meninas de 7 a 17 anos da rede pública do Amazonas. As formações incluem “Desenvolvimento de Games” e “Introdução à Tecnologia”.
As inscrições devem ser feitas pelo site, onde estão disponíveis o edital e as regras do projeto. O cadastro é feito por meio de um formulário preenchido pelos responsáveis.
Serão selecionadas 800 meninas para participar das aulas, que começam em outubro e duram seis meses. Os cursos serão oferecidos nas modalidades presencial e online.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
No encerramento, as alunas apresentarão seus projetos no evento “Futuro em Jogo – Elas Programam!”. A mostra destaca o protagonismo feminino e incentiva o interesse das participantes por ciência e tecnologia.
“Prorrogamos o prazo para ampliar o acesso de meninas do interior, que enfrentam dificuldades logísticas”, explica Nívia Carvalho, coordenadora do Manaós Tech Girls.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 99102-0189 ou pelas redes sociais.
Meninas de municípios do interior do Amazonas também se inscreveram no projeto, onde o acesso à tecnologia ainda é limitado.
Raimunda Azevedo Guimarães, de 40 anos, moradora de Itacoatiara, conta que ficou animada ao ver a filha Amanda, de 15 anos, se inscrever por conta própria.
“Fiquei surpresa com a confirmação da inscrição. Ela me explicou sobre o projeto e achei incrível, porque é raro termos algo assim em Itacoatiara”, diz Raimunda. Amanda quer seguir carreira em Engenharia de Software.
Outra novidade é que meninas de escolas particulares com bolsa integral também podem se inscrever. A medida amplia o acesso ao projeto.
O projeto oferece dois ciclos de formação, com aulas ministradas por educadoras treinadas na metodologia da Manaós Tech e apoio pedagógico local.
Para meninas de 7 a 11 anos, o curso presencial será dividido em três etapas: alfabetização digital, criação de personagens e publicação de jogos. As alunas vão aprender programação básica e usar ferramentas como Piskel e Construct 3.
Na segunda etapa, elas criam personagens e roteiros com foco na cultura amazônica. Na terceira, desenvolvem protótipos jogáveis e se preparam para apresentar os projetos finais.