Após quase quatro horas de apagão, energia elétrica é restabelecida em Manaus, diz concessionária
03/04/2025
(Foto: Reprodução) Este foi o terceiro apagão em menos de um mês na capital amazonense. Itacoatiara afetada pelo terceiro apagão
Liam Cavalcante, da Rede Amazônica.
Após 3 horas e 40 minutos, o fornecimento de energia foi totalmente restabelecido em Manaus e em outros cinco municípios do interior do Amazonas, após um apagão na noite de quarta-feira (2). Este foi o terceiro apagão em menos de um mês na capital amazonense.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com a Amazonas Energia, o problema ocorreu às 22h06, quando houve o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, que faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). A interrupção afetou o fornecimento de energia para o estado.
Às 22h54, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a retomada gradativa da carga para a recomposição do sistema.
Até as 23h50, alguns bairros de Manaus ainda permaneciam sem energia. A Amazonas Energia informou ainda que a retomada gradativa ocorreu ao longo da madrugada nas cidades afetadas.
"Neste momento 100% do sistema de distribuição foi normalizado. As cidades de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara também tiveram seus fornecimentos normalizados" ,declarou a concessionária por meio de nota na manhã desta quinta-feira (3).
Devido ao apagão de energia elétrica todo o sistema de tratamento e distribuição de água de Manaus foi impactado, segundo a Águas de Manaus. Por meio de nota, a concessionária informou que todas as regiões da cidade podem apresentar oscilações ou falta de água e que o serviço será retomado gradativamente ao longo do dia.
💡 Blecaute: Manaus e Região Metropolitana sofrem terceiro apagão em menos de um mês
Histórico de apagões
Este novo apagão ocorreu poucos dias após a capital e municípios próximos enfrentarem outro blecaute no dia 27 de março. Na ocasião, uma falha na linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus deixou várias áreas sem energia.
Antes disso, no dia 7 de março, uma falha na linha de 500 kV Jurupari-Silves também causou um apagão generalizado, afetando não apenas Manaus, mas municípios da Região Metropolitana e outras cidades do interior. Em alguns pontos, a energia só foi totalmente restabelecida após mais de seis horas.
Apagão afeta Manaus, Região Metropolitana e outros municípios do AM