Draga usada no garimpo ilegal é destruída em ação no entorno de estação ecológica no Amazonas
23/05/2025
(Foto: Reprodução) Ação ocorreu nesta semana nas proximidades da Estação Ecológica Juami-Japurá, no município de Japurá. Draga de garimpo ilegal é destruída em ação no entorno de estação ecológica no Amazonas
Uma operação conjunta coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) resultou na destruição de uma draga e rebocadores utilizados no garimpo ilegal de ouro no Amazonas. A ação ocorreu nesta semana, no entorno da Estação Ecológica Juami-Japurá, no município de Japurá, interior do estado.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A destruição dos equipamentos foi registrada em vídeo pelas equipes do ICMBio. As imagens mostram o momento em que as estruturas são inutilizadas como parte do combate à mineração ilegal em áreas de proteção ambiental. Veja o vídeo acima.
A ação integra a Operação Ágata coordenada pelas Forças Armadas com apoio da Polícia Federal e do ICMBio. O intuito é combater crimes transfronteiriços e ambientais, fortalecendo a presença do estado na Amazônia Ocidental.
Draga usada no garimpo ilegal é destruída em ação no entorno de estação ecológica no Amazonas
Divulgação/ICMBio
Agentes inutilizaram materiais usados no garimpo ilegal na região.
Divulgação/ICMBio
Combate ao garimpo ilegal no estado
Entre 25 de abril e 1º de maio, outra operação, batizada de Nidaid Isquim e coordenada pela Polícia Federal, resultou na destruição de 21 dragas usadas no garimpo ilegal que estavam no Vale do Javari, interior do Amazonas. A PF diz que os garimpeiros estavam se aproximando de comunidades indígenas isoladas. Ninguém foi preso.
A operação ocorreu de forma integrada com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Satélites da Polícia Federal identificaram as dragas dos garimpeiros espalhadas pelo Rio Jandiatuba. Também foram promovidas ações para coleta de informações de inteligência, que ajudarão futuras ações com o objetivo de identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado.
Operação Ágata: Ação mira crimes ambientais e leva ajuda a comunidades isoladas