Gavião-pedrês e filhotes de aracuã são resgatados em Manaus; veja imagens
12/08/2025
(Foto: Reprodução) Gavião-pedrês e filhotes de aracuã são resgatados em Manaus/Ipaam
Aves da espécie gavião-pedrês e dois filhotes de aracuã foram resgatados em bairros diferentes de Manaus, nesta terça-feira (12). A ação foi realizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo o órgão, o gavião-pedrês foi encontrado no bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte. A ave foi levada à sede do Ipaam e encaminhada à Gerência de Fauna (GFAU) para receber atendimento especializado.
Já os filhotes de aracuã foram resgatados no bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul, após um morador ouvir os piados e perceber que eles estavam separados dos pais. Para evitar que fossem atropelados, ele recolheu as aves e acionou o Ipaam.
De acordo com o diretor-presidente do órgão, Gustavo Picanço, a participação da população é essencial para o resgate de animais silvestres.
“Ao encontrar um animal silvestre ferido ou fora de seu habitat, o ideal é não tentar mantê-lo em casa, mas acionar imediatamente os órgãos ambientais competentes, que possuem equipe preparada para o atendimento adequado”, disse Gustavo.
Saúde dos animais
No Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Distrito Industrial 1, Zona Sul, o biólogo do Ibama, Rafael Abtibol, informou que os filhotes de aracuã estão saudáveis e passarão por triagem veterinária, exames e manejo alimentar até estarem aptos para soltura.
O gavião-pedrês apresentou fratura exposta na asa esquerda e passará por exames de imagem e avaliação para definir o tratamento, que pode incluir cirurgia e reabilitação.
Os dois filhotes de aracuã resgatados
Divulgação
Espécies
O gavião-pedrês é uma ave de médio porte, que mede entre 44 e 60 centímetros, com envergadura de 75 a 94 centímetros. Tem plumagem cinza e branca e se alimenta de aves, répteis e insetos.
O aracuã é a maior espécie do seu gênero, mede entre 50 e 56 centímetros e vive em bandos. Tem plumagem cinza e cauda longa com penas marrom-avermelhadas. Alimenta-se de frutos, folhas e flores e ajuda na dispersão de sementes.
Ave da espécie Aracuã
Divulgação
Espécie resgatada de Gavião Pedrês
Divulgação
ICMBio apreende 221 quelônios no Amazonas