Isabelle Nogueira debate cultura e Boi Caprichoso anima noite da Glocal Amazônia 2025 nesta sexta
29/08/2025
(Foto: Reprodução) Primeiro dia da Glocal Amazônia 2025 reúne debates, workshops e atrações culturais
A Glocal Amazônia 2025 entra em seu segundo dia de atividades nesta sexta-feira (29), levando debates, oficinas, masterclasses e atrações culturais para diferentes espaços do Centro de Manaus, como o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça e o Largo de São Sebastião.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Um dos destaques é o painel Da Amazônia para o Mundo – Arte e Cultura como Potência Global, que conta com a cunhã-poranga do Boi Garantido e ex-BBB, Isabelle Nogueira. A artista, que também é embaixadora do do Festival Folclórico de Parintins, tem usado a visibilidade para defender pautas amazônicas.
Também participam do painel o ator Adanilo, reconhecido pela valorização da identidade e representatividade da Amazônia, o ex-secretário de Cultura Robério Braga, figura amplamente reconhecida por suas diversas contribuições para o estado do Amazonas, como professor, pesquisador e defensor do patrimônio cultural da região e o artista plástico Jandr Reis, com mais de três décadas de carreira e que relaciona a arte, o meio ambiente e a sustentabilidade.
De acordo com Jandr Reis, durante sua apresentação, um vídeo em formato documental será exibido, destacando vários momentos com passagens de sua trajetória como artista e sua relação com suas obras e a preservação ambiental, usando as linguagens artísticas como chave para propor o debate.
“Vou enumerar em uma conversa, de forma simples, como se pode utilizar a arte como instrumento para a implementação efetiva de uma cultura mais presente de educação ambiental, e abrir esse diálogo contando um pouco do processo de criação das minhas séries”, afirma o artista, reforçando que todas elas trazem perspectivas que retratam vários embates originados da ausência de uma consciência ambiental coletiva.
Já pela parte da noite o Boi Caprichoso leva o ritmo das toadas para o Largo São Sebastião em uma apresentação especial que conta com a participação do sambista Uendel Pinheiro.
O evento é gratuito e segue até sábado (30).
Confira a programação de hoje 👇
Manhã – GlocaLAB e Palco Glocal
🧘 10h às 11h – Yoga e Meditação
🎭 11h às 13h – Oficina: Planejamento de Eventos Culturais com Sustentabilidade – Loren Luniere
💡 11h às 12h30 – Masterclass: Criatividade com Propósito – Publicidade a Serviço dos ODS; com Roberta Medina, Debora Moura, Claudia Scott e Yuri Alcantara (Grupo Dreamers)
Tarde – GlocaLAB e Palco Glocal
⚖️ 14h às 15h30 – Oficina: Participação e Justiça Social – Ernan Passos
🌍 14h às 15h30 – Painel: Da Amazônia para o Mundo – Arte e Cultura como Potência Global; com Isabelle Nogueira, Adanilo, Robério Braga e Jandr Reis
🌱 15h45 às 17h – Painel: Educação Ambiental – A Base para as Escolas; com Evila Mayra, Vanessa Apurinã, Mailson Ferreira e Rosiane Gonçalves
📖 18h – Leitura dramatizada do livro Outras Dramaturgias; com Adanilo, Amanda Magaiver e Ítalo Bruce
Noite – Teatro Amazonas e Largo de São Sebastião
💃 20h – Espetáculo de dança (Teatro Amazonas)
🎶 20h – Boi Caprichoso e Uendel Pinheiro (Largo de São Sebastião)
Glocal Comunidades – Largo de São Sebastião
🍲 Sabores Glocal
🎮 Jogos Amazônicos Sustentáveis
🛍️ Feira Glocal
🎨 Grafismo Corporal Indígena
📘 Manual da Boa Influência para Ativistas
✍️ Slam de Poesia
1º dia de evento
Na quinta-feira (28), a abertura da Glocal Amazônia 2025 reuniu autoridades, especialistas e empresários para discutir o futuro sustentável da região.
O destaque foi o painel Como Empresas Podem Impulsionar o Desenvolvimento Sustentável e o Valor de Mercado na Amazônia, com participação de Valcléia Lima (FAS), Simone Ponce (Bee2Bee), Priscila Almeida e Phelippe Daou Júnior, CEO da Rede Amazônica.
A programação também contou com oficinas de negócios de impacto, painel sobre tecnologia verde e a apresentação da Orquestra Filarmônica do Amazonas, que encerrou a noite no Teatro Amazonas.
Clique e acompanhe tudo da Glocal Amazônia 2025!
Primeiro dia de Glocal Amazônia 2025, em Manaus
Divulgação
Isabelle Nogueira
Redes sociais