Manaus registra queda de 39% nos roubos ao transporte coletivo, diz SSP-AM
22/11/2024
Além dos roubos ao transporte coletivo, também houve quedas nos registros de roubos de veículos e celulares. Assalto a ônibus na Zona Sul de Manaus que deixou quatro pessoas feridas.
Arquivo/Rede Amazônica
Manaus registrou uma redução de 39% nos roubos ao transporte coletivo, entre janeiro e outubro de 2024, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), divulgados nesta sexta-feira (22). Além dos roubos ao transporte coletivo, também houve quedas nos registros de roubos de veículos e celulares.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com a SSP-AM, o número de roubos ao transporte coletivo passou de 1.031 casos em 2023 para 626 este ano. Em relação ao número de roubos de veículos, o índice caiu 29%, com 630 ocorrências registradas nos dez primeiros meses deste ano. Já os roubos de celulares tiveram uma redução de 14%, com 23.109 registros em 2023 contra 19.971 em 2024.
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, atribuiu a queda à implementação de novos equipamentos de segurança, como armamentos, drones, motocicletas e sistemas de inteligência.
"Investimos em tecnologia e equipamentos para aprimorar o trabalho da polícia militar, como as motocicletas, que ajudarão a aumentar a presença policial nas ruas", afirmou.
O delegado geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, destacou o impacto das operações realizadas ao longo do ano. Ele também mencionou a redução de 19% nos homicídios, com quase 260 casos resolvidos até o momento.
A secretaria destacou ainda avanços por zonas: a Zona Centro-Oeste/Sul teve uma redução de 68% nos furtos de celulares; a Zona Leste, 56% nos roubos ao transporte coletivo; e a Zona Norte, 42% nos roubos a estabelecimentos comerciais. A Zona Sul, por sua vez, registrou uma queda de 40% nos homicídios.
Roubos
Apesar da queda nos índices de criminalidade, principalmente relacionados à roubos, Manaus registrou quatro assaltos a ônibus em menos de três horas no dia 13 de novembro. Os crimes ocorreram nas linhas 026, 440, 640 e 560.
No mês de abril deste ano, as linhas de ônibus 640 e 448, que circulam pela capital, registraram cinco assaltos em um período de pouco mais de 8 horas.
Grupo suspeito de cometer assaltos em rotas e ônibus coletivos é preso em Manaus