Mulheres podem se alistar ao Serviço Militar em 2025; confira como se inscrever
02/01/2025
Alistamento foi aberto na última quarta-feira (1°) e segue até o dia 30 de junho deste ano Alistamento militar feminino terá inscrições a partir de 1º de janeiro
Exército Brasileiro/Divulgação
Com o início de 2025, as mulheres brasileiras têm a oportunidade, pela primeira vez, de se alistar voluntariamente ao Serviço Militar, podendo concorrer a vagas temporárias nas Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica). O alistamento foi aberto na última quarta-feira (1°) e segue até o dia 30 de junho deste ano. Confira os critérios para inscrição abaixo.
Inicialmente, conforme divulgado pelo Ministério da Defesa, serão disponibilizadas aproximadamente 1.500 vagas. No Amazonas, apenas a capital, Manaus, foi contemplada com vagas que são direcionadas para o Exército e a Aeronáutica. O g1 entrou em contato com as Forças Armadas para obter informações sobre a quantidade de vagas para cada uma e aguarda retorno.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Esse alistamento é destinado exclusivamente às mulheres que nasceram em 2007, completando 18 anos neste ano, e que residem nos municípios contemplados inicialmente pelo Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF).
O Ministério da Defesa ressaltou que o "alistamento feminino é voluntário, diferentemente do masculino, que é obrigatório".
Para 2025, o processo de alistamento segue até o dia 30 de junho e, conforme o plano publicado no Diário Oficial da União em novembro do ano passado, não haverá prorrogação do prazo.
Como se alistar
O alistamento pode ser feito de forma online, através do site oficial (alistamento.eb.mil.br), ou presencialmente em uma das Juntas de Serviço Militar (JSM). Em Manaus, as JSM estão localizadas nos endereços:
JSM Manaus 29/034: Avenida Compensa, 770, (Casa Milita) - Vila da Prata;
JSM Manaus 29/098: Avenida Noel Nutels, 1762, Cidade Nova;
JSM Manaus 29/099: Avenida Camapuã, 2939, Cidade de Manaus;
JSM Manaus 29/100: Avenida Desembargador João Machado, 4922, Alvorada;
JSM Manaus 29/101: Avenida Brasil, 1325, Compensa.
Para quem escolher pelo alistamento presencial, será necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, CPF ou equivalente, e, no caso de brasileiras naturalizadas ou optantes pela nacionalidade, o certificado de naturalização ou termo de opção.
A alistada passará por um processo de seleção, incluindo entrevistas, exames clínicos e laboratoriais, testes físicos, além de outros critérios específicos das Forças Armadas.
Apesar do alistamento começar em 2025, a incorporação das mulheres no serviço militar será feito apenas em 2026. A primeira turma, o Grupamento A, será incorporada entre os dias 2 e 6 de março de 2026, e a segunda turma, o Grupamento B, será incorporada de 3 a 7 de agosto do mesmo ano.
As mulheres serão incorporadas como marinheiros-recrutas na Marinha, soldados no Exército ou soldados de segunda classe na Força Aérea, com a possibilidade de prorrogação do serviço por até oito anos, em períodos de um ano.
LEIA TAMBÉM
Radares de velocidade começam a multar motoristas em Manaus a partir desta quinta-feira (2)
David Almeida toma posse para o segundo mandato em Manaus, relembra desafios e propõe diálogo com vereadores; "não esperem menos"
'Terra das Cachoeiras': conheça alguns destinos para aproveitar em Presidente Figueiredo no interior do Amazonas
Alistamento Militar Feminino: Nascidas em 2007 podem se alistar voluntariamente em janeiro