Tentativa de adoção irregular é descoberta em maternidade do Amazonas
04/12/2025
(Foto: Reprodução) Doação clandestina: tentativa de adoção irregular é descoberta em Presidente Figueiredo
Uma tentativa de adoção clandestina foi identificada na maternidade de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. Uma mulher de 39 anos tentou registrar uma bebê como filha, mas o caso levantou suspeitas e mobilizou equipes da saúde, do Conselho Tutelar e da Polícia Civil na terça-feira (2). A criança teria nascido em casa no dia 24 de novembro.
🔍 Para emitir a Declaração de Nascido Vivo, são necessários exames como ultrassom, testes laboratoriais e avaliação médica. A mulher se recusou a fazer os procedimentos, dizendo ter problemas psicológicos e medo de ser tocada.
Diante da recusa e das inconsistências no relato, a assistência social acionou o Conselho Tutelar. A agente de saúde da região confirmou que a criança não havia sido gerada pela mulher que tentava registrá-la.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A mãe biológica da bebê, de 30 anos, foi localizada. A recém-nascida, uma menina de 10 dias, permanece internada na maternidade para acompanhamento médico.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
As duas mulheres foram encaminhadas ao 38º Distrito de Polícia, onde prestaram depoimento. Um inquérito policial foi instaurado, e ambas irão responder em liberdade.
LEIA TAMBÉM
O que se sabe e o que falta esclarecer sobre o casal paulista que tentou comprar bebê por R$ 500 no Amazonas
Casal é preso suspeito de tentar comprar um bebê recém nascido no interior do Amazonas
Delegacia de Presidente Figueiredo, no AM
Jean Palheta/PC-AM