Vacina contra bronquiolite está disponível para gestantes em 148 unidades de saúde de Manaus
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Vacina contra bronquiolite: imunização para gestantes está disponível em 148 unidades
A Prefeitura de Manaus começou a oferecer a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite, em 148 unidades da rede municipal de saúde. O imunizante é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e é indicado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, com o objetivo de proteger os recém-nascidos nos primeiros meses de vida.
A vacinação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e ocorre em unidades distribuídas por todas as zonas da cidade. O município recebeu um lote inicial de nove mil doses do Ministério da Saúde.
Das 148 unidades que oferecem a vacina, oito funcionam em horário ampliado, até as 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h. Também atendem todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, as Unidades de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau, na Zona Norte, e Maria Leonor de Freitas, na Zona Oeste.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A lista completa de endereços e horários pode ser consultada aqui.
Quem pode receber
A vacina é indicada para todas as gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade. A aplicação é em dose única e deve ser repetida a cada nova gestação.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o VSR é a principal causa de infecções respiratórias graves em crianças pequenas.
"Ao receber a vacina, a gestante produz anticorpos que vão chegar até a criança e protegê-la contra bronquiolite, pneumonia e outras doenças sérias causadas pelo vírus, principalmente nos primeiros seis meses de vida, quando ela está mais vulnerável", explicou a secretária.
A meta da prefeitura é vacinar 80% das gestantes em Manaus, público estimado em 25.109 mulheres.
Documentos necessários
Para se vacinar, a gestante deve apresentar:
documento oficial com foto;
cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
cartão da gestante ou do pré-natal.
Na ausência dos documentos, também são aceitos exames que comprovem a idade gestacional, relatório médico ou encaminhamento de profissional de saúde de nível superior.
Aplicação junto com outras vacinas
De acordo com a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, a vacina contra o VSR passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação e pode ser aplicada junto com outras vacinas indicadas para gestantes, como influenza, Covid-19 e tríplice bacteriana adulto (dTpa).
"Em caso de febre moderada a alta, é recomendado aguardar até 48 horas sem febre antes da vacinação", orientou.
Vacina contra bronquiolite está disponível para gestantes em 148 unidades de saúde de Manaus
Divulgação/Semsa